sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Pare de olhar para o lado





Sabe por que gente feliz não “enche o saco”? Porque estão muito ocupados contemplando as próprias conquistas, refletindo sobre os próprios erros, contando suas bênçãos e não apontando o dedo para o erro dos outros, medindo o grau de merecimento ou sorte de conquista alheia, brigando com a própria vida o tempo inteiro.
Precisamos aprender a parar de olhar para o lado. Estamos o tempo inteiro comparando nossas vidas com a dos outros e quando fazemos isso ou desmerecemos as conquistas alheias ou nos sentimos frustrados com a nossa própria vida. Não temos o direito de desmerecer a luta de ninguém.  As pessoas sentem de formas distintas, reagem aos acontecimentos da vida de forma diferente. Nosso poder de julgamento é limitado porque julgamos a partir de nossas próprias experiências e valores. Às vezes, o que aos nossos olhos pode parecer sorte, levou anos de lutas internas que ninguém, além da própria pessoa, sabe, pra poder conseguir.
É visível que nós só desmerecemos o sucesso dos outros quando estamos insatisfeitos com nossa própria vida, quando nos sentimos injustiçados por ela, como se todo mundo merecesse menos e ganhasse mais que nós. A verdade é que cada um tem sua história. Em muitos momentos estaremos insatisfeitos, é normal, a vida é uma montanha russa de momentos bons e ruins. Não é porque passamos por uma situação mais difícil que o outro que a historia dele deve ser diminuída porque passou por aquilo de maneira mais fácil.
A vida não é uma competição, ela não se importa com quem chega primeiro, mas ela valoriza quem continua caminhando, apesar dos obstáculos que ora ela impõe, ora nós mesmos colocamos. Temos que lembrar toda vez que nos sentirmos injustiçados que a vida não nos deve nada. Ela só vai acontecendo, a questão é como nós reagimos a esses acontecimentos.
Provavelmente você já leu por ai que “não está atrasado, nem adiantado, está no tempo certo” porque as coisas acontecem em tempo e velocidades diferentes para cada um. Às vezes iremos ficar decepcionados, iremos brigar, iremos pensar em desistir, mas vai passar, uma hora passa. Enquanto isso em vez de ficarmos amargurados ou nos diminuindo devemos entender que cada fase nos ensina algo. Que possamos tornar os tempos de dificuldades em aprendizados. Para que a gente possa entender que se algo não aconteceu pra gente não é por uma questão de merecimento, mas de preparo e paciência.
Que a gente nunca perca a vontade de mudar aquilo que não podemos aceitar sobre a nossa história. Que a gente possa continuar achando nosso sonho incrível mesmo que ninguém mais ache. Que a gente possa ficar feliz com a alegria do outro mesmo que ele esteja rindo enquanto nós choramos. Que paremos de olhar para o lado e encaremos sem medo o espelho. Que sejamos a melhor versão de nós mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário