quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Não somos a opinião do outro


  Nós estamos em constante busca pela aceitação do outro, como se nosso valor estivesse na opinião alheia. É um clichê chato esse assunto de se amar, mas a realidade é que não sabemos fazer isso. E quando o fazemos, fazemos de forma errada, de uma maneira arrogante, nos colocando como superiores.
  É nosso dever saber de nossas qualidades e valorizá-las, não tem nada mal nisso, até porque nossos defeitos geralmente estão na ponta da língua. Mas o que acontece muitas vezes é que nossa qualidade só se torna real se percebida e pontuada por alguém. Quantas vezes, achamos que em uma relação, a pessoa não está dando atenção o suficiente ou não estamos sendo apreciados o suficiente? E o que a gente faz? Cobra atenção, elogios, investimento porque, no fundo, queremos validação do outro. A questão aqui é: todos nós temos expectativas, mas não é obrigação do outro atendê-las, assim como não é nossa obrigação aceitar algo que não é o suficiente pra gente. Quero dizer que o nosso papel não é ficar cobrando por uma confirmação  porque isso é cansativo, desgastante e abaixa nossa autoestima. Nessas horas temos que saber o nosso valor e que tipo de relações queremos cultivar, sejam de qual tipo for. E se não nos faz sentir bem, é porque está nos fazendo mal, não existe meio termo.
  É muito frustrante quando contamos algum plano nosso para alguém e a pessoa joga um balde de água fria porque ela não acha tão legal. Parece que imediatamente aquilo se torna menos incrível pra gente também. Às vezes, as pessoas se entusiasmam por coisas que não fazem sentido pra gente. É nessa hora que devemos tomar cuidado para não fazermos com que elas se sintam mal por aquilo que as fazem sentir bem.
  A nossa foto não deixa de ser bonita porque não teve tanta curtida, nosso cabelo não deixa de ser bonito porque não está no padrão social, nossos sonhos não deixam de serem incríveis porque ele só faz sentido pra gente. Nem todo mundo vai nos apoiar sempre, nem todo mundo vai entender, mas tudo bem.
  As pessoas são diferentes, não faz sentido nos compararmos uns com os outros já que sentimos e agimos de formas distintas. Não somos menos que ninguém porque nosso defeito é diferente do outro. Mas também não somos mais por achar que nossa visão de mundo é a correta.

 Muitas vezes nos diminuímos para caber em situações e pessoas que naturalmente não caberíamos. Que possamos aprender com o diferente sem deixar de nos valorizar por nossas qualidades. Que possamos olhar com empatia para o outro para que possamos o enxergar. Porque quando olhamos a partir da nossa perspectiva, acabamos nos vendo em um espelho de coisas que faríamos ou não se tivéssemos aquela vida. A vida do outro não é sobre a gente. Assim como a nossa não é sobre o outro. É necessário escutar e aprender com as pessoas, é importante levar em conta opiniões que visam nos ajudar, mas que tenhamos a sabedoria de entender que uma escolha diferente não é uma escolha errada para que nossa vida não seja, apenas, um reflexo da opinião alheia.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Não tente salvar um peixe de um afogamento


Eu sou muito a favor de conselhos gratuitos porque acho que, às vezes, uma situação por mais óbvia que possa parecer não é enxergada pela outra pessoa. Porém, há uma linha tênue para que não desrespeitemos o direito de uma pessoa vivenciar uma situação, até mesmo insistir num erro, por mais absurdo que possa parecer.
As paixões e os sentimentos de alguém são muito importes e muito particulares, não é legal quando nós os menosprezamos porque aquilo não faz sentido pra gente. Algo que possa ser extremamente banal pode significar o mundo para alguém. 
Às vezes não entendemos o motivo do outro estar chateado porque para nós aquilo não significa nada.  Particularmente, acho que essa é uma das lições mais difíceis de serem aprendidas. Nem sempre temos que fazer algo baseado no quão estamos certos ou não, mas em quanto uma atitude como um pedido de desculpa ou um incentivo de uma ideia vai fazer bem para quem a gente gosta. 
Quantas vezes já ouvimos ou passamos por aquela situação em que a gente corta o cabelo e vem alguém falar "nossa, preferia seu cabelo antes" ou estamos com uma espinha no rosto e alguém diz "você ta com uma espinha grande no rosto, né?" ou uma das mais famosas "você deu uma engordadinha"?  Isso eu chamo dos heróis das constatações óbvias, a pessoa sabe daquilo que a gente está pontuando, mas ela não pode fazer nada sobre isso ou ela, simplesmente, não quer, de qualquer forma não é nossa responsabilidade dizer o óbvio. Vocês podem até brigar comigo e reclamar que hoje não pode falar nada ou vocês podem fazer igual ao Eduardo (aquele da música do Legião sabe?) achar estranho, mas melhor não comentar.
Uma vez eu li que um macaco matou um peixe porque o tirou da água achando que estava o salvando de um afogamento. Somos mestres em apontar defeitos e resolver problemas que não nos pertence. Queremos conhecer mais a vida do outro do que ele mesmo. Não estou falando isso pra dizer quão mal nós somos, mas pra lembrar que a melhor das atitudes pode gerar consequências negativas na vida de alguém. Nenhuma vida vem com manual de instrução, assim como as regras que funcionam ou funcionaram na nossa vida pode não valer pra outro alguém. Aqui vale a máxima “cada um lê com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam”. 
Devemos lembrar que as lições que aprendemos na vida vêm de experiências pessoais, às vezes transferíveis, mas às vezes não.A verdade é que parece que queremos que as outras pessoas vivam de acordo como vivemos nossa própria vida. Há uma balança social de pecado em que o erro do outro é sempre mais grave e menos perdoável que o nosso. Nós, como sociedade, e principalmente como seres humanos, precisamos nos colocar no lugar do outro.
É difícil identificar o momento de expor ou não uma opinião para ajudar ou criticar alguém. Cada pessoa é um mar de emoções. É muita arrogância achar que a gente conhece cada gota desse oceano que é denso e profundo. Antes de julgarmos uma situação que alguém vive ou está passando, devemos lembrar que o que pra gente parece ser um afogamento talvez seja, na verdade, a fonte de ar.